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Como ter um bom primeiro ano de empresa...


As dicas foram inspiradas no trabalho que a redação da Pequenas Empresas & Grandes Negócios fazem, fornecendo importantes subsídios  para quem quer se tornar empreendedor. 

1. Analise o quanto pode investir e o quanto terá de investir no seu novo negócio
Quase todas as empresas quebram por falta de dinheiro ou por excesso de empréstimos. Saiba que o retorno e a estabilidade demoram algum tempo para serem alcançados. Conquistar clientes também irá parecer fácil. O difícil será fidelizá-los. Tenha consciência do capital que você tem e seja realista sobre o que você pode realizar com ele.

2. Analise o ponto onde irá se instalar
Já falei sobre isso em outros posts. Nem sempre grande movimento e circulação de carros são sinônimos de um bom ponto comercial. Isso depende do seu negócio e do seu público. Aprendi isso recentemente e agora estou mudando a clínica de endereço. Outros problemas aparecerão com o tempo, como necessidade de um estacionamento maior, barulho excessivo na rua, dificuldade de acesso. Tente pensar em todas essas questões com antecedência.

3. Marketing agressivo e local
Descobri que é muito importante trabalhar com um marketing agressivo na região em que você atua, tornando seu negócio conhecido. Invista na mídia que funciona mais para esse objetivo, sejam panfletos ou sites de compras coletivas. Sua marca também não precisa ser espalhafatosa, com cores fortes ou logos chamativos, parar criar uma identificação com os clientes.

4. Seja um bom chefe, mas mantenha o distanciamento necessário
Talvez esse seja o maior desafio de qualquer empreendedor. Lidar com o ser humano é mais do que complicado, é imprevisível. Invista em contratos de experiência para notar se os novos funcionários se adaptam ao ambiente de sua empresa. Manter uma equipe motivada e em harmonia é importante, mas saber perceber que existe uma distância que deve ser mantida entre o patrão e o funcionário é essencial. Algumas pessoas misturam isso e acabam achando que a relação é mais íntima do que deveria ser.

5. Cada cliente deve se sentir especial
Os clientes são a razão pela qual abrimos nossos negócios, e saber mantê-los é uma das tarefas mais difíceis. Saber entender suas necessidades, suas vontades, ter flexibilidade para solucionar problemas, pois isso será uma constante. Prepare-se! Saiba dosar o que é possível fazer ou não, até quando e onde ceder. Fidelizar um cliente não é só fechar a primeira venda, é manter a qualidade cada vez maior. Fazer com que um cliente se sinta especial é o primeiro passo para ele não o largar mais.




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