Interatividade Gerando Resultados.

Páginas

Como usar o Facebook

18 maneiras para você usar melhor o Facebook 

O Facebook é, de longe, a maior rede social na web. Mas as grandes alterações pelas quais o site vem passando em seu design fizeram com que a navegação deixasse de ser tão intuitiva como era a bem pouco tempo.

Então elaboramos uma pequena lista com 18 dicas, truques e ferramentas que ajudarão você a elevar sua experiência de usuário  do Facebook ao próximo nível. De opções simples a algumas configurações um pouco mais avançadas que você até pode ter esquecido, e que são dedicadas a tornar a rede social ainda melhor, temos certeza que você vai encontrar algo nesta lista que fará sua experiência no Facebook ainda mais bacana do que ela já é.


Ajustar as configurações do Facebook

1. Aparecer Offline para certos amigos

Quando abrir a sua janela de chat do Facebook, clique no ícone de configurações no canto superior direito e em seguida, em "Configurações avançadas", você pode personalizar a sua experiência de bate-papo se quiser aparecer offline para determinados amigos de sua lista. Essa função será especialmente útil para aqueles com conhecidos 'tagarelas' que gostam de ficar despejando assunto na sua orelha (rsss), toda vez que veem você online.


2. Reposicionar suas fotos na Timeline

Ao fazer upload de uma foto nova, ela não aparece no seu feed do jeito que você pretendia. Particularmente fotos mais altas ou muito largas têm uma tendência a serem cortadas, não tem jeito, mas você pode corrigir isso com bastante facilidade. Ao clicar em "Editar foto" na sua Timeline, você terá acesso a uma opção de "Reposicionar Foto". Usando esta ferramenta, você pode se mover em torno de sua foto na janela de visualização para que ela apareça da melhor maneira.



3. Adicionar fotos para das viagens

Se você é um usuário do "Places" do Facebook, você pode muito facilmente decorá-lo com imagens para mostrar as suas diversas atividades. Na página principal, basta clicar em "Adicionar fotos ao Mapa" e começar a marcação! Se você costuma fazer upload de fotos diretamente para o seu perfil no Facebook usando um aplicativo móvel para iPhone ou Android, você também pode usar este recurso para atualizar seu mapa.



4. Ocultar notificações de Aplicativos

Ao entrar em suas configurações de conta, navegue para o "Notificações" na guia do lado esquerdo da página, você pode navegar pelas aplicações que estão habilitadas para aparecer no seu feed de notícias. Se achar que um amigo está enviando spam para seu feed com inúmeras notificações de aplicativos, simplesmente desative o aplicativo  problemático. É mais fácil do que romper a amizade.


5. Fazer upload de fotos em alta resolução

Um dia você percebe que aquela foto linda que você quis compartilhar com seus amigos parece pequena e embaçada depois de adicioná-la ao seu perfil. Você pode remediar isso indo em álbuns do Facebook e, antes de fazer upload de uma foto, clique na  caixa "alta qualidade".


6. Use o "Ver como", uma opção para 'controlar' o que seus amigos podem ver

Controlar o que seus amigos possam ver em seu Facebook é uma ferramenta valiosa para garantir que sua reputação virtual permaneça intacta. Na sua Timeline, clique no ícone de configurações ao lado de "Registro de Atividade" e clique em  "Ver como". Dessa forma você será capaz de ver o que os seus amigos veem quando visitam sua página.


7. Faça Download de sua história inteira 

Você sempre quis navegar em seu perfil no Facebook e ver todo o conteúdo que você já postou ao mesmo tempo - incluindo todas as atualizações de status que você já fez? O Facebook torna isso mais fácil. Na página de configurações de Conta, um pequeno link aparecerá na parte inferior da lista de opções. Clique em "Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook"  para iniciar o processo de obtenção de todo o seu arquivamento.


8. Para encaminhar suas conversas no Facebook

Ter de repetir a si mesmo é irritante no dia-a-dia, e é ainda mais incômodo fazer isso online. Em vez de copiar e colar citações ou instruções para várias pessoas, clique no botão "Ações" da guia na parte superior de qualquer trecho de mensagem para acessar a opção de transmitir aos outros.


9. Deixe o chat desativado por padrão

Não suporta aquele bate-papo sem fim quando você está simplesmente a fim de navegar em suas atualizações de status? Sem problemas. Clique no ícone de configurações na janela principal do bate-papo do Facebook, e depois em "Desativar bate-papo" para que todas as futuras mensagens sejam enviadas para sua caixa de entrada, em vez de serem mostradas numa pop-up em tempo real na tela.


10. Usar o Facebook para mostrar seu cartão de visitas

Se você está a fim de inserir um monte de informações sobre seu trabalho para fazer sua Timeline refletir exatamente quem você é, e quais seus interesses profissionais ou comerciais considere usá-lo como um cartão de visita pré-concebido. Ao clicar no link "Sobre" - localizado abaixo do seu nome na sua Timeline - permite que você navegue em seus dados da rede social. Na janela Informações de Contato há um ícone do cartão de empresa, onde você pode personalizar um cartão de visita no Facebook.



Ferramentas Web que otimizam Facebook


11. Analise seu histórico do Facebook Com Wolfram Alpha

Para a ter um acesso bem abrangente de toda sua atividade no Facebook, o Wolfram Alpha é imbatível. Basta digitar  "Facebook Report" na barra de busca principal, aprovar a utilização do aplicativo de dados e esperar que o sistema analise toda sua história. Assim que terminar, você será direcionado a um número aparentemente interminável de gráficos e amostras de dados que apresentam o seu histórico de atualizações, além de suas imagens e muito mais.



12. Agendar atualizações no Facebook com o Sendible (https://www.facebook.com/Sendible?fref=ts)


Se você utiliza redes sociais para trabalho, além de manter contato com seus amigos particulares, já deve ter sentido a necessidade de automatizar suas atualizações. Para isso existe o Sendible - um aplicativo que permite agendar atualizações, isso pode manter sua persona online ativa, mesmo quando você não estiver muito afim de ficar na frente do pc.


13. Use o Twitter para Atualização do Facebook

Às vezes você não tem tempo suficiente para manter todas as suas redes sociais devidamente nutridas de conteúdo, mas felizmente o Facebook e o Twitter jogam bonito juntos, com um pequeno ajuste, é claro. Acesse a página do aplicativo do Facebook no Twitter em: www.twitter.com/settings/profile, já devidamente logado em sua conta do Twitter, 
para iniciar o processo de sincronização de suas duas 'vidas sociais virtuais', clique no botão "Poste seus Tweets no Facebook". Depois de autorizar o aplicativo do Facebook via Twitter, todos os seus tweets aparecerão no Facebook como atualizações de status na Timeline.

Também é possível fazer o inverso, você pode conectar seu perfil do Facebook a sua conta do Twitter, para isso basta acessaro link: http://facebook.com/twitter e seguir os passos que o app vai solicitar.


14. Exportar o seu calendário Facebook para seu PC

Certifique-se de que você não perca todos os eventos importantes exportando seu calendário do Facebook para o Microsoft Outlook ou Apple iCal. Vá para o seu calendário do Facebook (localizado sob a aba "Eventos" na barra de navegação do Facebook) e clique no ícone de configurações. Clique em "Exportar", e em seguida, escolha a sua lista de datas importantes do Facebook ou eventos futuros. A aplicação do seu desktop calendário deve iniciar imediatamente, tornando o processo ainda mais simplificado.



Extensões do Chrome para o Facebook

15. Facebook Photo Zoom

Usando esta extensão , você já não tem que clicar sobre as fotos em seu feed de notícias, a fim de vê-las em tamanho real. Basta mover o cursor do mouse sobre a miniatura da imagem e a versão maior vai aparecer bem na sua frente. Você pode até mesmo ajustar o zoom movendo o mouse e para trás sobre a foto. É como mágica.


16. Facebook Chat Notificações

Alguma vez você já deixou uma guia do Facebook aberta no seu navegador e perdeu uma mensagem urgente de um amigo? Este plugin é útil para produzir uma janela pop-up em seu desktop a fim de notificá-lo quando alguém precisa conversar, garantindo que você nunca perca uma  informação importante.



Firefox Add-ons para o Facebook


17. "Like" uma página
(https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/facebook-like-share-any-page/developers)

Se você é um usuário do Firefox, você pode usar este add-on para compartilhar instantaneamente qualquer página da web que encontrar, mesmo quando o site não tem um botão de compartilhamento do Facebook. Um pequeno ícone "Like" irá aparecer na parte inferior de cada janela do navegador.


18. FB Purity (http://www.fbpurity.com/)

Este plug-in volta seu Facebook para o dia anterior, quando os spammers e a desordem inútil não eram um estorvo para seus hábitos de navegação. Você pode ocultar qualquer tipo de notificação que desejar, incluindo aniversários, atualizações de relacionamento, fotos marcadas, links e muito mais. Você pode fazer a sua experiência social tão simples como você deseja.






Luis Carlos Weber
Luis Carlos Weber - Perfil do autor:
Profissional de web especializado em geração de leads para empresas de todos os portes, atua nesta área há mais de uma década e tem especial interesse por questões voltadas a geração de conteúdo para websites institucionais e blogs corporativos.
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips