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8 maneiras de convencer o seu patrão de que as redes sociais são uma grande idéia


Por toda imensidão da Internet, você pode encontrar estratégias sobre mídias sociais:  como fazer negócios usando Facebook, como não ficar falando sozinho no Twitter, o que fazer no Pinterest, todas essas coisas. 

Mas o que fazer para convencer seu chefe que realmente faz sentido estar nas mídias sociais?

As empresas precisam de uma nova cultura no que diz respeito a utilização de mídia social  da internet de uma maneira geral, mas ainda não estão procurando por isso. 

Existem empresas que ainda, por mais incrível que isso possa parecer, precisam se convencer de há lá fora uma nova forma de se fazer negócios. E isso acontece porque até agora, tudo está correndo como o desejado, a propaganda tradicional está funcionando, apesar de ser mais cara, o boca-a-boca ainda tráz clientes, e a equipe de vendas...ainda fecha bons contratos. E o mais legal, sem qualquer tweet, post, ou rede social.

Mas será que não poderia estar melhor se deixássemos de depender somente do tradicional e estratégicamente olhassemos para algo mais moderno e dinâmico, e sobre tudo mais barato? Se a sua empresa está enraízada no marketing tradicional e não vai ceder, aqui estão oito maneiras que você pode usar para tentar mudar isso:


1. Mostrar as estatísticas

Atingir um público novo expandindo a percepção de sua marca já é uma grande razão para começar com as mídias sociais. A imensidão absoluta de usuários do Facebook, algo em torno de 900 milhões, já é uma ótima maneira convencer qualquer  diretor de que há pelo menos um enorme mercado lá fora.

E sobre o Pinterest? Em abril de 2012, ele foi o terceiro site mais popular entre as plataformas de mídia social.

Estudos sobre mídia social não são difíceis de encontrar, isso pode ajudar a mostrar que existe um longo caminho pela frente ainda, quer dizer, o marketing social não chegou se quer a 10% de todo o seu potencial. As redes sociais não vai embora tão cedo.

2. Encontre algo com resultados reais

Vai ser difícil convencer o seu chefe a tentar usar mídia social se não houver um sinal de lucro real ligado a ela. Claro, a mídia social é "de graça" para usar, mas cada hora investida no gerenciamento das diversas plataformas ainda tem um certo custo para a empresa.

Termos suaves como "reconhecimento da marca" apenas, não surtirão tanto efeito. Você precisa de números reais para alicerçar de seus argumentos?

Mas não se preocupe, nós fazemos isso para você!

Veja:





3. Mãos à obra

Tem algum tempo livre? Por que não tentar fazer uma página da empresa no Facebook? Diga ao seu chefe que você gostaria apenas fazer uma pequena experiência. Começe angariando fãs para página da empresa, em seguida crie páginas de convesão para captação de dados como nome completo, email, endereço e telefone, repasse esses dados para sua equipe de atendimento ou venda peassoal, começe a monitorar os resultados das abordagens. Certamente os resultados começarão a aprecer, no início de forma tímida, mas já é um sinal
de que a estratégia está funcionando e tem grande potencial.

4. Comece com cautela

As empresas devem ter cuidado quando se trata de mídia social. Tentar fazer muito, de forma muito rápida pode ser perigoso para você, seu chefe, e para os negócios. O que importa é mapear as iniciativas e os resultados iniciais para poder estabelecer a estratégia mais adequada ao segmento de negócios no qual a empresa opera.

Começar com uma plataforma poderosa como o Facebook é a melhor opção. De lá, você pode mostrar o valor das mídias sociais e na sequência poderá ampliar para outras redes.

5. Pense cuidadosamente sobre o público-alvo

Mas onde estão nossos clientes? No Facebook? No Twitter? Você pode apostar que seu chefe vai fazer essas perguntas. Tente imaginar como uma forte base nas redes sociais pode impactar seu setor de vendas e a prospecção de novos clientes. Mas entenda que ao você escolher uma determinada rede social, você corre o risco de seus leads não estarem lá, e aí, o que você vai fazer? Vai começar a twittar na esperança de encontrar uma nova forma de fazer negócios. Por isso é muito importante começar com toda a cautela, experimentando as diversas plataformas existentes, lembbre-se, começe pequeno, mas ande rápido.

6. Elabore uma estratégia

Outro problema em negócios nas redes sociais é que precisamos ter uma estratégia bem definida na hora de postar nosso conteúdo: não se trata apenas de postar uma foto aqui, atualizar alguma coisa lá, é preciso ter um método sistemático de gerenciamento para que os resultados começem a aparecer.

Você deve criar uma estratégia com cuidado focada no que você quer realizar, só assim você terá algo a mostrar para seus diretores quando estes exigirem que os resultados sejam mostrados.

Talvez você só queira envolver os clientes on-line ou atrair mais tráfego para o site da empresa. Seja qual for o objetivo,  tenha certeza que pode ser mensurável e atingível se você seguiu os passos certos desde o início.

7. Convencer a todos de que mídia social não é um 'bicho de sete cabeças'

A Internet pode até ser muito complexa, mas não é indecifrável. E sim, ter uma conta no Twitter ou uma página do Facebook abre grandes possibilidades a uma empresa de obter feedback de seus clientes, e isso é fantástico na hora de elaborar iniciativas que visem a melhoria dos serviços/produtos oferecidos. Deixe seu chefe saber disso...

Não é só isso, a mídia social dá às empresas a chance de transformar uma experiência ruim de um cliente em uma chance de demonstrar publicamente como a empresa resolve situações difícieis.

8. Mostre exatamente quanto tempo leva

Quando as empresas ouvem que precisam postar no Facebook "algumas vezes por dia," há uma tendência de recusa da idéia. E cabe a você mostrar ao seu chefe que na verdade essa é uma tarefa fácil e rápida, pode até ser um bom dia ou apenas uma foto da equipe tirada com o smartphone. Mostre que você pode fazer marketing no Facebook em apenas 15 minutos por dia e eles se mostrarão muito mais propensos a experimentar.

Acima de tudo ...

Seja paciente! A maioria das empresas ainda não vê a mídia social como uma necessidade. Mas como as empresas dão muita importância aos resultados, tenha certeza de que isso vai mudar muito em breve. Portanto, se seu chefe ainda teima em não usar mídia social, dê-lhe algum tempo. Nesse tempo começe a compilar dados para provar sua tese.

Encontre algumas histórias de sucesso de outras empresas, e logo terá dados suficientes para mostrar-lhes porque o desenvolvimento de uma presença digital realmente é uma gerande idéia para os negócios de sua empresa.







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