Interatividade Gerando Resultados.

Páginas

Nesta segunda-feira, governos do mundo se reúnem, a portas fechadas, para discutir o futuro da Internet.


Alguns deles querem aumentar a censura e regulamentar a web.



Pairam nos céus previsões catastróficas sobre a Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais, que iniciou ontem, segunda-feira, dia 03 de dezembro em Dubai, com algumas nações, 190 no total,  para discutir o futuro da internet global.

Isso porque grande parte das propostas de acompanhamento da comunidade global foram mantidos a sete chaves, apesar de algumas das posições dos países terem sido divulgadas e publicadas na rede.

A ideia por trás dos encontros é atualizar os Regulamentos Internacionais de Telecomunicações regidas pela União Internacional de Telecomunicações, uma agência das Nações Unidas conhecida como a UIT, que é responsável por tecnologias de comunicação globais.

Mas o resultado da sessão de duas semanas não é susceptível de fazer muitas mudanças, já que nenhuma proposta será aceita se não for aprovada por todas as nações. E o maior medo - que a conferência  resulte em novas regras de censura - já chegou a passar.

"Os Estados-Membros já têm o direito, como previsto no artigo 34 da Constituição da UIT, para bloquear quaisquer telecomunicações privadas que parecem "perigosas para a segurança do Estado ou contrário às leis, à ordem pública ou aos bons costumes. "Os regulamentos do tratado não podem substituir a Constituição", disse Hamadoun Touré, o 
secretário-geral da UIT.

Emma Llanso, uma advogada do Centro para a Democracia e Tecnologia, disse que as propostas apresentadas por vários  governos para tratar das conexões de internet da mesma forma como fazem com o sistema de telefonia são motivo de preocupação no que diz respeito à privacidade e o livre  fluxo de informações.

Mas ainda não é o "fim do mundo", a Internet irá sobreviver à isto, disse ela.

"Apesar de ser uma espécie de cenário apocalíptico ainda não há um tratado que fará com que a internet mergulhe numa era das trevas", disse Llanso. "O que estamos vendo é governos colocando seus pontos de vista sobre a internet provocando discussões."

A última vez que um tratado global de Regulamentação Internacional das Telecomunicações foi debatido foi em 1988. Mas a tecnologia mudou drasticamente nos últimos 25 anos.

Na mesa de discussão estão as normas para uma melhor interoperabilidade global e eficiência. A segurança cibernética, e a retenção de dados também estão em debate.

Brett Salomão, diretor executivo do Access, um grupo de direitos digitais, disse que é imprescindível que o debate seja feito em grande parte em segredo, com entrada limitada das partes interessadas.

"A UIT e seus Estados membros têm tentado responder a nossas críticas e outros desafios sobre o WCIT, mas eles estão cometendo uma falha enorme no momento em que pretendem tomar as decisões a portas fechadas", ele disse. "Tais decisões requerem necessariamente a participação de governos e do setor privado e da sociedade civil."

Os Estados Unidos estão lutando contra os planos de tratar a internet como se fosse sistema de telefonia, quando se trata de contratos de transmissão. Alguns membros europeus e do Oriente Médio estão pedindo taxas chamadas de terminação, em que as redes onde uma sessão web começa devem pagar o custo de roteamento para o destino da sessão - como as empresas de telefonia trabalham com chamadas telefônicas.

"Esse modelo, em geral, atende a poucas operadoras, com preços mais altos, e expanão mais lenta da rede de internet, isso pode resultar em lentidão no crescimento econômico de alguns setores", disse Terry Kramer, o chefe da delegação dos EUA.

Emma Llanso disse que as taxas de terminação, obviamente, serão pagas pelos consumidores, isso também abre a porta para um monitoramento maior da internet. "Você também ver isso como uma forma para fazer com que toda a comunicação na internet seja mais rastreável e mais controlável, invadindo a privacidade dos usuários."

O site dot-nxt publicou uma matéria com alguns documentos 'vazados', contendo propostas dos membros da conferência. (http://news.dot-nxt.com/itu/wcit/docs-search)

fonte: CNN. 
créditos imagem: Google.com
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips