Sabe aqueles formulários chatos que você tem que preencher toda vez que faz uma compra online? Pois é, eles podem estar com os dias contados, é que uma empresa da Califórnia (claro...rss), chamada `JUMIO`
criou um sistema, o `Netswipe`, que simplifica as transações online, graças a um sistema que transforma sua webcam em um leitor de cartão de crédito, além de oferecer uma maior segurança, segundo o CEO da fabricante, Daniel Mattes.
A companhia que conta também com um dos fundadores do Facebook, Eduardo Severin, diz que o sistema é muito simples, você só precisa segurar o seu cartão de crédito na frente de sua webcam, a partir daí, um programa na tela, guia o usuário para posicioná-lo dentro de uma `máscara` para que o software possa capturar detalhes do cartão. Segundo Mattes, “a leitura pode demorar um quarto de segundo”. Para completar a operação o consumidor só precisa digitar o número de verificação de três dígitos que se encontra no verso do cartão.
A empresa assegura que `não` armazena a imagem do cartão em seu banco de dados. Ufa, isso nos deixa beeem mais tranquilos... O CEO da empresa, Daniel Mattes, informou que a Jumio passou os últimos dois anos no trabalho de desenvolver o algoritmo e o sistema de segurança para que as imagens possam ser transmitidas. O projeto foi feito em parceria com muitas universidades e institutos de visão computadorizada, isso acabou por reunir
mais de um milhão de amostras de treinamento para garantir que a leitura do cartão e a verificação dos dados sejam rápidas e precisas.
O sistema teria sido desenvolvido para evitar fraudes, já que um usuário mal intencionado poderia utilizar uma cópia falsificada do cartão, mas a fabricante afirma que isso é impossível porque “a tecnologia da Jumio analisa os cartões de crédito para determinar se são de plástico ou de papel”. O sistema analisa os números e letras do cartão e determina se estão corretamente impressos ou estampados, além de analisar outros recursos específicos, como os hologramas.
O Netswipe poderá ser implantado em cinco grandes lojas online em um espaço de tempo bem curto, afirma Mattes. As empresas menores podem assinar o sistema para utilizá-lo. “Os pequenos lojistas simplesmente precisam embutir uma única linha de código no site de venda para oferecer aos clientes a opção de pagar com o Netswipe”. A empresa já está trabalhando em uma versão para aplicativos móveis, que estará disponível nos próximos meses.