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Quer mais vendas? Facilite para que os clientes possam comprar de você

Por: Luis Carlos Weber

Diz a 'lenda' que um grande fabricante de creme dental precisava elevar o nível de venda de seu produto, para tanto reuniram a equipe de marketing para que fosse elaborado um 'plano' de marketing, claro, que pudesse fazer com que os consumidores passassem a comprar mais o creme dental que eles vendiam. 

Depois de muitas reuniões de 'brainstorm' e tals...o tal plano de marketing foi elaborado e posto em prática, e como sabemos campanhas de marketing com vistas a promover ou aumentar as vendas de um determinado produto costumam ser bem caras, caras mesmo, estamos falando aqui de muito dinheiro, muita 'verba publicitária'. 

Depois de algum tempo e muito dinheiro investido, gasto mesmo, sim porque há uma diferença substancial entre investimento e despesa, e essa diferença  é muito simples de ser compreendida: investimento é um 'ativo', gera receita. Gasto, despesa, não gera receita nenhuma, então se financiarmos um projeto que não atinge os resultados esperados, teremos criado uma despesa desnecessária, prejuízo puro.

Então depois de muita 'grana' desperdiçada constatou-se não ter havido o incremento esperado no volume de vendas do produto.  É nesse momento em que 'cabeças costumam rolar', porque não há exatamente como explicar os porquês de um fracasso desses.

Porém a necessidade de aumentar as vendas do produto ainda existiam e era preciso 'dar o famoso jeito' para a coisa acontecer... até que, por acidente em uma bela manhã de um dia qualquer, durante mais uma reunião de 'brainstorm' da equipe de marketing alguém teve a genial ideia de sugerir que ao invés de caras campanhas publicitárias a companhia encomendasse um novo lote de embalagens para o produto...

Tá, mas como exatamente uma nova embalagem vai ajudar para que as pessoas comprem mais 'pasta de dente'"? - alguém perguntou.

-Simples! Basta que a 'boca' do tubo da embalagem seja mais largo, isso vai possibilitar que, quando as pessoas estiverem apertando a pasta de dente, mais creme saia pela abertura...

Essa história evidentemente fantasiosa serve para ilustrar o fato de que as vezes, as vezes, grandes resultados surgem de soluções extremamente simples.  

 Aqui vão dois exemplos incrivelmente simples de como duas gigantes do e-commerce mundial aumentaram significativamente seus volumes de vendas.  

O que a Apple e a Amazon têm em comum? Ambos tornaram o processo de compra muito fácil em suas 'lojas virtuais'.

A Apple permite que você compre sua música favorita com apenas um clique:



Você pode comprar e ouvir músicas diretamente de seu iPhone. Você não precisa transferir as músicas do seu computador para o gadget. E não só isso, você também pode obter todo o álbum, as canções de visualização e ler opiniões das pessoas. Além disso, a Apple armazena seus dados de cartão de crédito em arquivo, para que você não precise fornecer qualquer informação sobre pagamento quando você quiser uma música.  A Apple não poderia tornar mais fácil seu processo de check-out.

As Vendas da Amazon dispararam quando eles implementaram o clique-compras (Buy now with 1-Click):



A Amazon arquiva o endereço de envio e as informações de pagamento. Tudo que você precisa fazer é clicar em um botão e está feito. E eles ainda mostram a data exata em que você vai  receber sua encomenda. E se você está comprando um presente para alguém, tudo que você tem a fazer é clicar a caixa de seleção na parte inferior. Genial!

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