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As marcas de maior participação nas redes sociais

20% das marcas no país, cerca de 60, concentram 80% de toda o tráfego das redes sociais

Guaraná Antarctica: ultrapassou a marca de um milhão de fãs no Facebook. 

Quando o assunto é publicidade O Facebook é a rede social com a maior influência no Brasil. 

De acordo com o indicador Index Social, 68% das marcas estão no FACEBOOK com as chamadas Fan Pages. Guaraná Antarctica: ultrapassou a marca de um milhão de fãs no Facebook. Os dadosmostram que em abril deste ano 177 empresas já se conectavam com 7,9 milhões de usuários.

 Na mesma época, o Twitter tinha 54% de participação, enquanto o Facebook contava com 45%. Hoje já são 309 grandes empresas conectadas. O Facebook passou a ter uma participação de 68%, o Twitter caiu para 31% e o YouTube se manteve com 1%. 

Nos últimos cinco meses, o crescimento total foi de 182%. No mesmo período, o Facebook saltou 311%, o Twitter 68% e o YouTube 84%. As marcas, segundo o indicador Index Social, estão conectadas a 22,2 milhões de pessoas. 
Menos de 20% das marcas no país, cerca de 60, são responsáveis por concentrar 80% de todos os usuários. E este número em abril era menor, apenas 30. Os setores de alimentação, e-commerce, bebidas, veículos e higiene/limpeza são responsáveis por 58% delas. 

As marcas de telecomunicações e aviação são as que concentram o maior número de consumidores, em média 
em seus canais proprietários.

O setor de telecomunicações está disparado em primeiro lugar; vale lembrar que o ex-jogador Ronaldo contribui para a causa. Sua conta no Twitter que é patrocinada pela Claro (@ClaroRonaldo), conta com mais de 2 milhões de seguidores. 

Desde abril deste ano, bebidas, produtos de uso pessoal, higiene e limpeza foram os que mais cresceram segundo o 
Index. 

E uma prova de que um número enorme de seguidores ou amigos não é sinônimo de sucesso. De acordo com o indicador, 
quanto menor a audiência, maior é o engajamento, com exceção do Guaraná, Smirnoff e Brahma Futebol RJ. 

 Para medir o engajamento, são analizados o números de “curtir” e comentários no Facebook, além das menções e RTs no Twitter. 
 Em agosto, os 22 milhões de pessoas que acompanham as 309 marcas demonstraram um engajamento da ordem de 3,1 milhões de vezes. O Index Social conta em seu sistema com as 309 marcas mais representativas. Pouco mais da metade, 164, marcam presença nos 3 canais. 


Veja a classificação de branding por setor: 

Bebidas alcoólicas
Crescimento de 196%
Smirnoff
Brahma
Johnnie Walker
Bebidas não-alcoólicas
Crescimento de 929%
Guaraná Antartica
Gatorade
Ades
Produtos de uso pessoal
L’oreal
Natura
Nivea
Higiene Pessoal e Limpeza
Oral-B
Axe
Johnson’s baby





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