Interatividade Gerando Resultados.

Páginas

3 razões para criar uma versão móvel do site de sua empresa


Devemos ou não ter uma versão móvel para o website da empresa. Vamos analisar esta questão a partir de três pontos muito importantes.  A verdadeira resposta é: depende.

1. Um site 'normal' leva mais tempo para download em dispositivos móveis.

Existem muitas maneiras de criar um site para smartphones. Uma delas envolve o que é conhecido como webdesign com responsabilidade. Webdesign com responsabilidade significa projetar um site e codificá-lo para se adaptar a diversos tamanhos de tela. Por exemplo, um site deve ser grande em um monitor de 22" widescreen, em um iPad, mas não em um smartphone. Em cada caso, o site deve se adaptar para a tela que o usuário está usando.

No entanto, webdesign dinâmico feito com CSS e apresenta o site completo na hora do download, em seguida, são feitas alterações, por exemplo, se o site tem 3 colunas, 2 estão escondidas no móvel. Isso significa que ele leva mais tempo para fazer o download, o que pode ser caro para clientes em roaming que utilizam planos de pacotes de dados, e isso também significa que o browser do telefone, precisa trabalhar mais para baixar o site, o que poderia levar vários segundos em telefones antigos. Este método pode funcionar para publicações de blogs e sites muito grandes, mas não vai funcionar para sites institucionais na maioria das empresas.

Um site completo que não foi construído com webdesign adequado, obrigará o usuário a usar muitos recursos do aparelho, como zoom, scroll para cima, baixo, esquerda e direita para ler as informações. E se o seu site tem aquele menu de navegação muito bacana, com animação e tal, todo construído em Flash? Tragédia total, seu cliente não vai navegar no site de sua empresa. Porque?   Por que ele não vai funcionar em iPhones e tablets. Os usuários móveis são tolerantes, mas paciência tem limites.

2. Uma versão separada cria uma experiência verdadeiramente otimizada, nova, demonstra sua preocupação em atender seus usuários. 

Pense nisso. Uma versão móvel específica significa que as imagens podem ser otimizadas, adequadas a dispositivos móveis, o layout pode ser otimizado, e que o conteúdo pode ser otimizado. Qualquer coisa fora disso estará fazendo o usuário consumir mais recursos de seu  pacote de dados e de seu aparelho do que o necessário. Resoluções maiores causam uma sobrecarga de conteúdo, falta de clareza, e imagens que levam mais tempo do que o necessário para fazer o download.

3. A abordagem no Mobile requer uma forma diferente de se apresentar o conteúdo

Quando se trata de um computador 'normal', o contexto fica muito diferente: é feito para alguém que está em casa ou no trabalho, sentado em frente ao seu computador. No ambiente móvel, no entanto, é bem diferente. Os usuários de smartphones podem estar  navegando na web, do sofá durante os comerciais ou verificando informações importantes num aeroporto. A necessidade de acesso à informação pode estar em um ambiente descontraído ou um ambiente apressado onde cada segundo do tempo de download é importante.

Temos que considerar isso.

Nós temos que nos perguntar antes de qualquer projeto: 

- Por que alguém visitaria este site com um smartphone?  
- Que tipo de informação eles estariam procurando?" 

Normalmente, isto significa que poucas páginas são necessárias - e não que cada página do seu site precisa de uma versão móvel.

Um site móvel específico construído da maneia certa é o ideal, é claro que outras soluções irão funcionar, entretanto, o aumento do tráfego móvel já justifica a atualização. Se você estiver interessado em fazer uma versão móvel  para seu website, acesse a página de contato clicando aqui, que nós lhe apresentaremos um projeto dentro de poucos dias.

Veja aqui com é mostrado o seu website em um dispositivo móvel: SIMULADOR

O que você acha sobre um site móvel separado? Concorda? Discorda?


Veja também:

08 Ago 2011
Facebook lança aplicativo que ppromete funcionar em qualquer modelo de dispositivo móvel. Segundo a empresa o aplicativo é suportado em 2.500 modelos, o que pode atingir entorno de 250 milhões de usuários.
26 Ago 2011
Esses novos hábitos criam uma enorme necessidade de adequação dos sites corporativos das empresas para que os usuários `móveis` possam continuar a acessar esses sites, de maneira que possam ter mais comodidade ...
01 Out 2011
47% desse 35 milhões de usuários gasta dinheiro com jogos digitais, chegando até a trocar dinheiro real por dinheiro virtual, muitas vezes essas transações são feitas em sites não oficiais(piratas), onde os preços são mais baixos, o que facilita muito a ação dos hackers. Como os usuário de jogos online estão muito ... Postado por Webm3 Agência Web às 18:49. Marcadores: aplicativos móveis, jogos online, Kaspersky Lab, Orkut, RPG, segurança da informação ...
28 Abr 2012
95% dos usuários de internet no Brasil acessaram ao menos uma rede social no últimos 30 dias. Das redes ... Um dado que fica a cada dia mais evidente é o crescimento dos acessos via dispositivos móveis. A influência das ...
1
2

Luis Carlos Weber
Luis Carlos Weber - Perfil do autor:
Profissional de web especializado em geração de leads para empresas de todos os portes, atua nesta área há mais de uma década e tem especial interesse por questões voltadas a geração de conteúdo para websites institucionais e blogs corporativos.
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips