Interatividade Gerando Resultados.

Páginas

Volume de transações eletrônicas na internet brasileira

Segundo a Associação Brasileira de e-Business, o volume de transações eletrônicas na internet brasileira totalizou R$ 169,5 bilhões no ano de 2009. No último dia 24 de novembro, cerca de 150 executivos de diversos segmentos se reuniram no Hotel Gran Meliá, em São Paulo, para debater e avaliar as tendências do comércio eletrônico entre empresas e consumidores. Apesar do contínuo avanço da tecnologia da informação e da Internet, muitas companhias demonstraram que existem ainda importantes barreiras a serem vencidas durante o evento "Série e-business Cases: All About Sell Side", promovido pela Associação Brasileira de e-Business.

A pesquisa revelou como as empresas estão focando suas estratégias de vendas através do comércio eletrônico, onde 70,7% responderam que suas estratégias visam principalmente criar condições exclusivas nas Internet (descontos, prazos, frete, etc). A criação de campanhas exclusivas ficou em segundo lugar com 18,5% e a criação de promoções especiais em terceiro, com 10,8%.

Já nas dificuldades encontradas para vender utilizando os meios eletrônicos, 49,3% são unânimes em achar que a questão da mudança de hábito é o principal fator que inibe a compra pela Internet, enquanto a segurança vem em seguida com 27,5%. Segundo Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Gestão e TI da Gol Linhas Aéreas, as pessoas ainda sentem um certo medo em comprar 'online'. Richard Lowenthal, presidente executivo da Associação Brasileira de e-Business, disse a questão da segurança vem sendo vencida através de um processo de conscientização e quebra de paradigmas tanto dos consumidores como dos clientes corporativos. "É muito mais provável alguém ser assaltado na rua quando estiver a caminho das compras do que ser atacado por um 'hacker' na internet."

Várias ações de sucesso foram apresentados, como o caso da Gol, que hoje em dia vende 81% de suas passagens aéreas através do comércio eletrônico e a Chevrolet, que teve 20% do seu volume geral (58.291 carros) comercializados pela internet esse ano. De acordo com a avaliação dos executivos presentes, 85,7% comprariam de casa um automóvel através da Internet.

A série e-Business Cases: All About Sell Sides conseguiu atingir o seu objetivo de mostrar, através de bons exemplos, que comprar online pode ser a melhor solução. Curiosamente, 50% das empresas presentes já vendem pelo meio eletrônico com pouca ou nenhuma intervenção do vendedor, enquanto 15% o utilizam apenas para trocar pedidos eletrônicos.

Outros casos de sucesso podem ser encontrados no livro Brasil: Showcase de Competência em e-business, lançado no último dia 16 de novembro. A publicação inédita é composta por 18 entrevistas que contam como grandes empresas brasileiras vêm derrubando barreiras econômicas, culturais e transformando as estratégias de negócios eletrônicos em resultados tangíveis.
.


Fonte:ebusiness Brasil

WebM3. Agência Web.
contato@webm3.com.br
https://twitter.com/webm3
www.webm3.com.br

ebusiness Brasil


Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips